![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiO56AbOr0S3uObkyWZzBDo4vzgn9aJU-LN1DGEqA-mHoxikJ8zoxJHGd0gnRSEkSomCIieP6yUfmb9-bAwoE5JIN1cD8sYCfiKj1ZtWi1ian2VKccgmQN2yF1ghW0VxXsFLBxxJ6WyaVF/s320/Imagem1.png)
Pensar o Presente,
Criar o Futuro
Sobre o nosso projecto...
Tendo em vista a promoção e a igualdade de oportunidades destes jovens e a prevenção dos riscos psico-sociais do abandono escolar, a estratégia do projecto é intervir a três níveis:
1) Em Meio Escolar - Abranger grupos que estejam em risco de abandono, pretendendo desenvolver acções que promovam o sucesso escolar e o interesse dos alunos pela escola e aprendizagens, recorrendo ao apoio individualizado e a actividades extra-curriculares, com o objectivo de diminuir a taxa de insucesso escolar, absentismo e abandono precoce;
2) Fora do Meio Escolar - Abranger grupos entre os 12 e os 16 anos que já abandonaram a escola, pretendendo desenvolver acções que permitam a reintegração escolar, o levantamento exaustivo dos jovens que se encontram nesta situação no Concelho, o encaminhamento e/ou o estudo de respostas adequadas a cada caso, com o objectivo de diminuir os comportamentos desviantes e/ou anti-sociais, qualificar e formar os jovens, promover a aquisição de competências pessoais e sociais;
3) A Envolvente - Abranger Professores, Auxiliares, Dirigentes, Instituições Locais de Solidariedade Social e Empresariais. O modelo transaccional de Samerof e Chandler (1979) alerta para a necessidade de se adoptar um ponto de vista interactivo quando se prestenda explicar qualquer circunstância que afecte o desenvolvimento da criança. Considera, ainda, que o desenvolvimento é resultado da multiplicidade de factores que estão em interacção entre si. Rizlei e Cicchetti (1981) identificaram a presença quer de factores de risco, quer de factores protectores, que potenciam a ocorrência de determinados comportamentos e atitudes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqxCaH8BY-h6n78i1z_UdNBtXDcuET4IwYI9dGfCi53OPVBzSuj-_AXYcVQGMqOmzEUPTLmZDDS2m_k-ynrk2x9cD5cp1oLfKRTFi7uo8j_arb5_biOcSz0iFEFeRI9iF6o2MEKTMzmhIR/s400/logo%2520acarinhar1.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário